terça-feira, 2 de novembro de 2010

DIA DE FINADOS - 02.11.2010

(fotos do Cemitério CELF - hoje - 02.11.2010)
"Bendito seja o Senhor, que dia a dia, leva nosso fardo!
Deus é a nossa salvação!” Salmo 68.19

         Às vezes são colocados sobre nossos ombros pesados fardos; cargas difíceis; dores quase insuportáveis. Dores como esta, da perda de um ente querido. 

Esta também foi a constatação do autor do Salmo 68. 
O versículo 19 são palavras pronunciadas em angustiosa situação. 
Ele diz: “Bendito seja o Senhor, que, dia a dia, leva nosso fardo! 
Deus é a nossa salvação!”


Com estas palavras o salmista parece ter conseguido descrever a situação em que vivemos e expressar aquilo que sentimos nessa hora. 


Mas, será que isso não é um motivo para desesperarmos, saber que também a morte, a dúvida e o sofrimento fazem parte de nossa vida?

A dor, a saudade, o sofrimento é grande!


A dúvida, a incerteza toma conta de teu coração! 
Mas veja, o próprio  salmista nos responde – não com uma queixa – não com uma acusação contra Deus – mas com uma confissão de fé e uma confissão de esperança: “Bendito seja o Senhor, que, dia a dia, leva nosso fardo! Deus é a nossa salvação!”
Deus leva nosso fardo! Deus nos ajuda! Talvez isso seja muito fácil de ser dito por alguém que não foi diretamente atingido pela morte. 


Mas quando afirmamos isso, nós não o dizemos apenas da boca para fora, não o dizemos de própria experiência, como se fosse sabedoria nossa, como se fossem palavras que a gente simplesmente diz por dizer; mas atrás destas palavras se encontra um grande número de testemunhos bíblicos. 
Pessoas que realmente “andaram pelo vale escuro da morte”, pessoas que sentiram como Deus nos ajuda através do seu amor, de seu sofrimento, de sua morte e ressurreição! 


Pessoas que sentiram não existir escuridão, desespero e falta de esperança ali onde se faz ouvir a sua Palavra viva!
Por isso podemos afirmar confiantes: “Deus dia a dia leva nosso fardo e nos ajuda!”
Através do contato com o Evangelho do amor e da salvação em Cristo podemos sentir o amor, o auxílio, a ajuda e a salvação eterna oferecida por Deus. 
Se o teu viver, for ao mesmo tempo, um conviver com essa mesma palavra então, em meio à tua dor e sofrimento, poderás ter a certeza da vida eterna, da comunhão que também nos espera junto da companhia de Deus.


Nós, com nossos recursos, com nossa boa vontade e nossas palavras não conseguiremos trazer a companhia da pessoa que nos deixou. 
Mas Deus nos ajuda, Deus carrega nosso fardo! 
Não explicando o “porque” das coisas terem de ser assim, mas criando dentro do teu coração a confiança e a certeza de que tudo – mesmo a dor e a morte – são frutos do seu divino amor! Conseguir aceitar essa dura realidade também significa crer em Deus! 
E somente através da fé e da confiança em Deus é possível a nós todos vivermos nossa vida em meio a dores, sofrimentos, desilusões e despedidas.
Jesus Cristo ressuscitou, venceu a morte e nos deu a promessa da nossa ressurreição e vida eterna junto a ele, onde toda a limitação, todas as lágrimas e a tristeza terão o seu fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário